(Anos iniciais)
O aluno passa a se apropriar de rotinas e de conteúdos sociais diversos. Nesta fase, ocorre uma mudança significativa no pensamento da criança, ampliando suas capacidades de análise e reflexão. As competências adquiridas são aprofundadas, e a alfabetização se torna o foco central, com ênfase na leitura, escrita e no domínio das operações matemáticas. A orientação de adultos ainda é necessária para ajudar na organização do tempo e materiais escolares.
O aluno é visto como protagonista do seu processo de aprendizagem, construindo conhecimento ativamente por meio de interações sociais e culturais. O foco está na aprendizagem, não apenas na transmissão de conteúdos, valorizando a autonomia e o pensamento crítico.
A instituição promove o desenvolvimento global dos alunos, abrangendo os aspectos intelectual, emocional, social e ético. O currículo é dinâmico e ultrapassa a sala de aula, integrando experiências socioculturais e vivências práticas que estimulam a cidadania ativa.
O método educacional considera a diversidade cultural e as diferentes formas de aprender. Há um enfoque na inclusão, no respeito às diferenças e no desenvolvimento de valores como solidariedade e respeito mútuo.
O currículo é flexível e integrado, promovendo a pesquisa e o pensamento crítico. Os professores e alunos trabalham juntos em projetos que cruzam diferentes áreas do conhecimento, fomentando uma atitude investigativa.
O método de ensino busca não apenas formar intelectualmente, mas também promover a consciência ética e social dos alunos, preparando-os para serem cidadãos críticos e atuantes na transformação da realidade.
Proporciona o desenvolvimento integral da criança por meio de brincadeiras, imitação e recreação de papéis, estimulando o aprendizado e a identidade social.
Proporciona o desenvolvimento integral da criança por meio de brincadeiras, imitação e recreação de papéis, estimulando o aprendizado e a identidade social.
Nessa etapa, o pensamento crítico e a elaboração de hipóteses se intensificam, preparando os estudantes para uma maior compreensão da realidade.
Nessa etapa, o pensamento crítico e a elaboração de hipóteses se intensificam, preparando os estudantes para uma maior compreensão da realidade.
Por Robson Ribeiro O desenvolvimento emocional na primeira infância desempenha um papel crucial na formação da personalidade e no bem-estar das crianças. A primeira infância, compreendendo o período que se estende...
A escola não é só um lugar de estudos e provas. Ela também é um espaço onde acontecem eventos e atividades que tornam a rotina mais dinâmica e envolvente. Esses momentos são...
Por Robson Ribeiro O desenvolvimento emocional na primeira infância desempenha um papel crucial na formação da personalidade e no bem-estar das crianças. A primeira infância, compreendendo o período que se estende...
A escola não é só um lugar de estudos e provas. Ela também é um espaço onde acontecem eventos e atividades que tornam a rotina mais dinâmica e envolvente. Esses momentos são...
Entre em contato com o Centro Educacional RAS e conheça mais sobre nossos métodos de ensino. Será um prazer falar com você!